segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Altamira – Cidade da esperança

Este fim de semana fui conhecer a cidade de Altamira, as margens do Rio Xingu, a convite do meu amigo Danilo Covre e família. Além de todos novos amigos que conheci por lá, também pude presenciar a história, a maravilha e riqueza do local. Uma cidade alimentada a anos pela esperança da barragem de Belo Monte.
Gente que arriscou  sua vida na esperança de um dia ver o futuro naquela região.
Existem família que estão na região em torno de 30 anos esperando a construção da Hidrelétrica de Belo Monte e só agora conseguem 2011-02-27_15-03-51_501enxergar o progresso chegando. Durante todo este período de espera a população não ficou parada. Uma região rica em madeira e terra fértil foi atraída por fazendeiros, que na época, incentivados pelo governo Federal para desbravar a região. Lotes de terras foram doados, fazendas foram construídas e o progresso foi chegando.
A criação de gado e o cultivo do cacau foi crescendo e hoje é o maior pólo de cacau do Pará ou região norte, não sei ao certo. Altamira é também o primeiro do Brasil e o segundo maior município do Mundo em extensão territorial. Fico devendo maiores informações históricas da cidade, mas vou deixar um link que podem consultar mais de tiverem curiosidades. Cidade de Altamira.

Foto I: Marco zero da transamazônica em Altamira -PA

Gostei muito do entusiasmo dos novos amigos que fiz por lá. Pessoas agradáveis o que me deixou muito satisfeito com o local. Muito Capixaba, Goiano, Paulista, Mineiro e os novos paraenses que foram nascendo por la.

No meu ponto de vista a Hidrelétrica Belo Monte tem que sair do papel como realmente vai. Embargos são indispensáveis para uma obra mais 2011-02-26_20-51-06_440-1sólida. Mas o progresso e a oportunidade tem que chegar por lá também. Ambientalistas, artistas e outros contribuindo para a não construção. Poucos conhecem a realidade do local. Oportunidade é para todos.

E como é de esperar em toda viagem que faço, teve muita amizade, conversa fiada e a cervejinha gelada. Fui em uma festa da fantasia. E o Silvio Santos foi comigo. Ai já viu. Só diversão e alegria.

Foto II: Eu (Silvio Santos) e Danilo Covre -  Restante das fotos de Altamira você vê no meu Facebook

Voltei para Belém esta tarde de segunda, mas com vontade de voltar. Quem tem espirito empreendedor, desbravador e vontade de crescer tem q conhecer a região. Apostar no desenvolvimento da Região.

Nenhum comentário: