quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

13º mes, bom ou ruim?

Projeto de mudança do Calendário. Bom ou ruim?

Está parado há 50 anos na ONU o projeto de um novo calendário em que todos os meses começariam em domingo e terminariam em sábado. Cada dia de cada mês cairia sempre no mesmo dia da semana. Teria 13 meses de 28 dias. O novo mês teria o nome de Sol e seria intercalado entre junho e julho. (Justificativa para um 13º realmente trabalhado.)

O 13º salário é, na verdade, o apelido de "gratificação de Natal", instituído pela Lei 4.090, de 1962. Ao final de cada ano a empresa deve pagar este salário extra ao trabalhador, que corresponde a 1/12 (um doze avos) por mês trabalhado.

Falando em 13º salário…

13º salário é fruto das antigas relações trabalhistas, paternalista, em que os empregadores eram, na grande maioria das empresas, parentes ou afins dos empregadores. Havia, nestas relações, uma gratificação para os trabalhadores com uma cesta de alimentos típicos dos festejos natalinos. Anos depois Getulio Vargas oficializou o 13º, talvez como sendo um marco de seu governo e uma forma, quem sabe de ganhar votos, sei lá. Seguindo o mesmo raciocinio FHC instituiu o bolsa familia que caiu por água abaixo quando Lula ganhou as eleições e adotou o plano dando mais uma injeção de animo, para não dizer “din din” para as campanhas do seu partido, criando tb bolsa-escola, bolsa-miseria, bolsa-voto, bolsa-o que der na cabeça.

E o salário, ohhhhh!!! (Professor Raimundo)

Nenhum comentário: